30ª Colônia

O BRASIL E PORTUGAL

 

Esse tema, é uma tentativa da 30* NOGUEIRA COLÔNIA  DE FÉRIAS prestar uma singela homenagem a Portugal na sua relação histórica para com o Brasil desde o Descobrimento, passando pela Colonização  até os dias de hoje e, ao mesmo tempo,  homenagear e agradecer  ao tradicional Clube Português do Recife pelo seu acolhimento às famílias pernambucanas, de vários estados do Brasil e de vários países do mundo que tanto têm nos visitado e confiado as suas crianças de 02 a 12 anos de idade  diante do nosso trabalho,  dos nossos Professores, Monitores e Colaboradores durante esses 15 anos ininterruptos, portanto, na sua Trigésima  Edição. Não poderia deixar de citar que o que mais nos orgulha no final disso tudo é o agradecimento das crianças em forma de alegria através do seu sorriso e dos seus pais através de uma sólida amizade construída. Já estamos na nossa segunda geração, hoje, muitos dospais das nossas crianças são os nossos  ex-alunos  das primeiras edições.

Nesta Colônia de Férias,trataremos do Descobrimento do Brasil, dos estudos e reconhecimento da nova terra descoberta, florestas, litoral, rios, animais nativos, exploração do pau brasil, do açúcar, das minas e pedras preciosas, a relação com os nossos índios além da exploração da sua mão de obra.

Num segundo momento, estudaremos a chegada de famílias ricas e poderosas, amigas do Rei, para administrarem suas terras doadas que foram pelo Governo de Portugal que, bem mais tarde, se transformariam em grandes donatários (latifundiários), em nome de um futuro desenvolvimento através da produção, comércio e exportação para toda Europa e o resto do mundo.

Mais tarde, falaremos das Capitanias Hereditárias e dos seus Governantes, da chegada do negro africano ao Brasil, como escravo,sua luta, sua dor, seu sofrimento e sua libertação, falaremos, também, da Princesa Isabel e da Abolição dos Escravos, falaremos do Brasil Império, da Independência do Brasil e da Proclamação da República.

Por fim, abordaremos o legado de tudo isso: a arte e a cultura indígenas, dos negros africanos, dos portugueses colonizadores e dos espanhóis, franceses e holandeses invasores e expulsosque foram por brasileiros e demais povos agregados  nesse processo histórico ao longo de tanto tempo, atraídos que foram pelo espírito de interesse e ambição de sucesso e riqueza. Abordaremos, ainda,a dança, a música, o folclore, a gastronomia, a moda, o comércio/exportação, o esporte e lazer desde aqueles tempos até hoje.

Fará parte, ainda, das nossas atividades,a homenagem e o reconhecimento ao Clube Português do Recife pelos seus serviços  prestados à Sociedade Pernambucana e Região, a contribuição desportiva até os dias de hoje e parabenizar a todos os atores envolvidos na construção das vitórias individuais e coletivas através de toda sua História desde o hóquei, a natação, o basket e o volley até o nosso gloriosíssimo handball nos âmbitos regional, nacional e internacional.

O nosso muito obrigado !

 

PROGRAMAÇÃODESPORTIVA

.Jogos Indígenas
. Jogos Portugueses
. Jogos Populares Brasileiros
. Pequenos e Grandes Jogos
. Oficina de Esportes
. Recreação Aquática
. Torneios de: futebol society, de futsal, de handball, volleyball, basketball, competição de natação, slakeline e badminton.

 

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA CULTURAL

. Descobrimento e Exploração do Brasil
. A Pré e a Colonização Portuguesa
. O Ciclo da Madeira, da Borracha, do Açúcar, do Ouro e das Pedras Preciosas, seu comércio e exportação
. As Capitanias Hereditárias
. Os Governadores Gerais
. A Chegada dos Espanhóis e Francêses
. O Tratado de Tordesilhas
. A Chegada e Expulsão dos Holandeses
. Libertação dos Escravos
. Independência do Brasil
Proclamação da República
. Legado deixado pelos portugueses e demais povos como cultura, arte, dança, música, folclore, gastronomia, esportes e lazer, além de alguns hábitos e outros costumes
. Obs.: Todos esses momentos históricos, serão representados através de manifestações artísticas nas nossas oficinas de arte !

 

TEREMOS AINDA:

. Acantonamento
. Acampamento
. Noite do Pijama com a Tradicional Baladinha com o Café da Manhã
. Festival de encerramento com a imprescindível participação da família
. Será servido um lanche.